terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Deus é arqueólogo


E a terra onde ele escava é o coração.
            Primeiro, bate à porta. Educadamente. Ele está à porta. O coração é a porta. Dele procedem as fontes da vida. É terreno abissal.
 Se você abrir, Jesus entrará e ceiará com você. Mas mesmo sendo convidado, depois do jantar, o Senhor tem muito a fazer em sua casa. Ele deixou a posição de maior glória e majestade no céu e tomou a forma de servo. Porque segundo a lei de Deus, maior é o que mais ... serve. Tudo ao contrário do mundo. O reino de Deus é, sempre, oposto ao mundo.
            A louça suja é só o início do trabalho, pois Deus quer fazer uma mudança profunda em sua casa. A louça é como a camada mais superficial do terreno do escavador. Aqui, há documentos e objetos guardados no fundo dos armários e gavetas. A terra guarda o tempo em camadas. Os vestígios da história, em forma de objetos, são mais antigos quanto mais profunda for sua localização na terra. Assim também nossa história e nosso caráter estão guardados em camadas em nosso coração.
            O trabalho do arqueólogo consiste em encontrar, limpar, reconhecer, organizar e separar, minuciosamente, inúmeros objetos e seus fragmentos, peças de um quebra-cabeça que fala dos usos e costumes de um tempo, povo ou lugar. É preciso separar o precioso do vil. Guardar o que tem valor, descartar o que é inútil.
            Antes de começar seu trabalho, o arqueólogo demarca precisamente o sítio onde vai trabalhar. A escavação será profunda, mas delicada e minuciosa, com a precisão cirúrgica de um bisturi. Quando a escavação é em nosso coração, o arqueólogo é também o médico dos médicos. É preciso entregar seu coração. Deixe-o trabalhar, ele sabe o que faz e sua obra será perfeita.
O trabalho começa na superfície. Como um pai de família que tira de seu baú coisas novas e velhas, Deus trabalha, incessantemente, nos corações onde foi convidado a entrar.
Se você abriu a porta, em primeiro lugar ele perdoa seus pecados. Ele vai te tirar do mundo, e em seguida, tirar o mundo de dentro de você.  “Porque não devemos amar o mundo e as coisas que nele há.” Tudo o que você “adorava”, “não podia viver sem”, se não agrada a Deus pouco a pouco, ele vai tirar. Mas o que ele tem para colocar no lugar incomparavelmente melhor. O Senhor tem riquezas eternas e segredos para compartilhar conosco. Mas como receber um presente deste quilate, os segredos do coração de Deus, se o mundo ocupou totalmente seu coração? É preciso abrir mão, entregar, deixar Jesus esvaziar sua casa coração para então, fazer novas todas as coisas. Somos como vasos na mão do oleiro. O Senhor não remenda vasos, ele os quebra, e faz de nós vasos totalmente novos.
Quanto maior a entrega, mais rápido e eficaz o trabalho será.
Quando você finalmente compreender que os sonhos e planos de Deus pra você são muito melhores que os seus próprios planos pra você, vai querer entregar os seus e trocá-los pelos do Pai. Depois de limpar seu coração ele começará a gerar, em você, os sonhos dele. Prepare-se, você vai ficar maravilhado, sem palavras, quando começar a andar nos caminhos altos de Deus.
Mas, atenção: ser terreno de escavação não é nada fácil. Como um paciente que vai ser operado, é melhor não se degladiar no bloco cirúrgico. Você está ali por sua necessidade, e para ser totalmente transformado. O melhor é se entregar, e confiar.
No coração, quando a escavação chega em camadas mais profundas, é a vez de ter o caráter lapidado.  Jesus vai começar a mexer em nossa personalidade. Sabe por quê? Porque ele quer que você se torne cada vez mais parecido com ele. O objetivo de Deus conosco é que tenhamos o caráter, o coração, e a mente de Jesus. Deixe Deus trabalhar. Ele tem um plano pronto, sabe exatamente aonde quer chegar.
Há uma eternidade na presença do pai e do filho, para aqueles que crêem, e perseveraram com ele no caminho.
Há um lugar preparado especialmente pra você à mesa das bodas do Cordeiro. Nós somos a noiva de Cristo. Se você não for, seu lugar ficará vazio pra sempre, e você, fora da presença de Deus.
E não apenas isto, mas o pai quer se relacionar, ter intimidade com aqueles que são seus filhos. Como é possível ser íntimo de quem você não conhece?
Neste exato momento, ele está à porta e bate. Você vai deixá-lo entrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário